Visita Portugal

Visita de B.P. a Portugal

Em 1929, atraca pelas 18 horas do dia 4 de Março, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos, o paquete “Duchess of Richmond”, no mastro real do navio vem hasteada a flâmula do Escoteiro Chefe Mundial. Iniciava-se assim a primeira de duas visitas de Lord Baden-Powell a Portugal. Para o receber sobem a bordo representantes do governo de Portugal, o coronel Godfrey T. Pope, sobrinho de Baden-Powell e colaborador da AEP, o Dr. Tovar de Lemos, Comissário Nacional da AEP, Albano da Silva, secretário-geral da AEP, Roberto Moreton, Chefe do 1º Grupo da AEP, Sigvald Wiborg, Comissário Internacional, Dr. Weiss de Oliveira do CNS e outros Dirigentes Escotistas. No dia seguinte, acompanhado por Dirigentes da AEP, Baden-Powell é recebido em Cascais pelo General Carmona, Presidente da República. Na tarde do dia 5 de Março de 1929, Baden-Powell percorreu as ruas da baixa de Lisboa, desde a Praça do Comércio até à Sociedade de Geografia, sendo aclamado pela multidão e escoltado pelos Escoteiros.

Ainda nesse ano de 1929, realizou-se, em Inglaterra, o terceiro Jamboree Mundial, tendo estado presentes 25 Escoteiros da AEP.

Em Agosto de 1933, realiza-se, em Carcavelos, o segundo acampamento nacional da AEP, tendo estado presentes Escoteiros de todo o país, incluindo representações dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Pelos mesmos dias decorria, na Hungria, o terceiro Jamboree Mundial e a AEP, apesar de estar a organizar um acampamento nacional, tinha também uma representação na Hungria, constituída por Escoteiros Madeirenses.

Em 1934, a 12 de Abril, Baden-Powell inicia a sua segunda visita a Portugal, vindo acompanhado por cerca de 700 Dirigentes Escotistas Britânicos. Desta vez, ao chegar a Lisboa, Baden-Powell encontrava-se adoentado não tendo podido desembarcar. Em face disso, os Escoteiros Portugueses organizaram um desfile e foram visitá-lo ao cais da Rocha do Conde de Óbidos. O Rádio Clube Português montou um sistema de amplificação sonora e transmitiu para todo o país o discurso que Baden-Powell proferiu aos Escoteiros presentes no local.

No mesmo ano de 1934, em 2 de Junho, a AEP é agraciada pelo governo de Portugal com a Ordem de Benemerência. Em Setembro realiza-se, no Palácio de Cristal, no Porto, o terceiro acampamento nacional.