World Organization of the Scout Movement

logo_WOSM

http://www.scout.org

A World Organization of the Scout Movement (WOSM) foi fundada no início do século XX, a fim de assistir aos membros das organizações Nacionais do Movimento Escotista/Escutista, servindo e educando jovens do mundo inteiro, pertencentes a todas as raças, cores, credos e condições sociais. É reconhecido um único Movimento Escotista por país, sendo que onde houve ramificações, principalmente por motivos de religião ou língua é formada uma federação da WOSM (World Organization of the Scout Movement).

cropped-293860_10151103825041914_1155383336_n.jpg

Em cada país terá de haver pelo menos uma organização Escotista que aceite jovens de todos os credos e raças, pois só assim outras organizações Escutistas poderão fazer parte da WOSM. Em Portugal temos 2 organizações que pertencem, sendo elas a Associação de Escoteiros de Portugal, aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico, e temos o Corpo Nacional de Escutas para jovens Católicos.

A “Conferência Mundial do Escotismo/Escutismo” foi realizada pela primeira vez, em 1922. Esta é que corporifica o Movimento e que geralmente imprime e orienta a política, dela participando os representantes das Organizações-Membro. Independente do seu tamanho, cada Organização Nacional tem 6 (seis) votos dentro da Conferência. De acordo com os estatutos a Conferência se realiza a cada três anos.

564476_10150632546176914_1941431219_n

O Comitê Mundial do Escotismo é responsável pela implementação adequada das resoluções das Conferências e agindo em seu interesse no espaço que separa as Conferências. O “Comitê” é composto por 12 (doze) membros de doze países diferentes, eleitos pela “Conferência Mundial”. Estes não representam seu país, porém os interesses do Movimento como um todo.

O Secretário Geral da Organização Mundial e o Tesoureiro honorário são membros ex-officio do “Comitê” e os presidentes dos “Comitês Regionais” funcionam como grupo consultivo do “Comitê Mundial”, participando em suas reuniões como conselheiros. O “Comitê Mundial” se reúne pelo menos uma vez ao ano. O Bureau Mundial do Escotismo oferece serviços permanentes de Secretaria à “Conferência Mundial” e “Comitês” bem como auxílio profissional necessário para implementar suas funções. Inicialmente estabelecido em Londres em 1920 o Bureau foi transferido para Ottawa em 1959 e finalmente para Genebra em 1968.

oth_pos_wosm

Aqui podemos ver todas as organizações Escotistas/Escutistas do Mundo pertencentes à WOSM.

wosm_4c

Emblema/Insignia que usam as organizações Escotistas/Escutistas pertencentes à WOSM.